Nova assessora defende comunicação mais próxima e interativa como ferramenta de participação social

Secretaria de Comunicação de Gentio do Ouro.
Márcia Manuela Barreto Vieira, 51 anos, é a nova assessora de Comunicação da Prefeitura de Gentio do Ouro, na Bahia. Com experiência no setor público, Márcia iniciou sua trajetória atuando em áreas ligadas à cultura e foi secretária de Cultura e de Assistência Social entre 2017 e 2024, no governo Robério Cunha. Após diálogo com o prefeito Cícero Elizeu, no dia 12 de junho, ela prontamente se colocou à disposição para servir à nova gestão, iniciando oficialmente os trabalhos no dia 18 do mesmo mês. Nesta entrevista ao Página Revista, Márcia fala sobre sua primeira impressão ao ser comunicada sobre o cargo — destacando o senso de responsabilidade — e sobre os desafios da nova função no setor público.
Prefeitura de Gentio do Ouro.
Página Revista | Quem é Márcia Manuela, a nova assessora de Comunicação da Prefeitura de Gentio do Ouro?
Márcia Manuela | Gosto de trabalhar! E faço isso desde muito nova. No setor público, iniciei exercendo algumas atividades ligadas à cultura e já estive no cargo de secretária de Cultura e de Assistência Social, de 2017 até 2024.
Página Revista | Qual foi sua primeira reação ao receber o convite para assumir a Assessoria de Comunicação do prefeito de Gentio do Ouro, Cícero Elizeu Oliveira França, o ‘Cição’?
Márcia Manuela | A minha primeira reação foi de responsabilidade. A comunicação não é algo tão simples, envolve muitas vertentes e é preciso desenvolvê-las sem perder a identidade com o povo da nossa terra. A comunicação não é somente o que ouvimos, falamos ou escrevemos: cada imagem, cada expressão é uma forma de comunicação. E poder fazer isso com transparência e veracidade requer atenção e responsabilidade — algo que já faz parte do perfil da atual gestão.
Página Revista | Você acredita que suas experiências como secretária de Assistência Social no governo de Robério Cunha contribuirão para este novo desafio?
Márcia Manuela | Sim. A lógica da vida sempre nos convida a novos saberes, novos aprendizados. Ademais, a vida sempre nos pede novidades. Tudo o que aprendemos ou realizamos em um determinado período serve para nos auxiliar na próxima etapa.
Página Revista | A nova assessora terá liberdade, carta branca, como responsável pela comunicação da Prefeitura de Gentio do Ouro?
Márcia Manuela | Irei fazer o que me for solicitado, o que a função requer, e buscar desenvolver meu trabalho para contribuir com a nova gestão.
Página Revista | Quais serão suas principais atribuições à frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura?
Márcia Manuela | Gerenciar e coordenar a equipe de comunicação, com atividades voltadas a coletar, informar e dar publicidade às ações da gestão do prefeito Cícero Elizeu, além de fortalecer o canal de comunicação entre a administração e seus diferentes públicos, sempre sem perder a identidade com o povo da nossa terra.
Página Revista | Há um plano de comunicação definido? Quais são as metas iniciais da sua gestão?
Márcia Manuela | Iremos, juntos, seguir e construir um plano de comunicação que aproxime cada vez mais a população da Prefeitura e que incorpore os valores de compromisso e desenvolvimento, que são a marca da nossa gestão. Temos muitas pessoas capacitadas na equipe e estamos reunindo esforços para contribuir nesse processo. Nossa meta é organizar e estruturar ainda mais a comunicação, para entregar, interna e externamente, um trabalho de excelência, por meio do comprometimento, esforço e dedicação de cada um que faz parte da gestão.
Página Revista | Como pretende melhorar a relação entre a Prefeitura e a população por meio da comunicação?
Márcia Manuela | Isso já vem acontecendo. A Prefeitura está sempre de portas abertas para receber a população, assim como o prefeito Cícero Elizeu está sempre presente no gabinete. Já existe um diálogo aberto entre o povo e o prefeito. A comunicação estará ainda mais próxima para acompanhar as demandas e pautas que surgem do contato direto com o cidadão e com os interesses da população.
Página Revista | Qual será a estratégia para lidar com fake news ou desinformação envolvendo o governo municipal?
Márcia Manuela | Nós, da Assessoria, seguiremos com o trabalho pautado na verdade, na transparência e no respeito à população e a todos os meios de comunicação. Atuaremos de forma imediata para esclarecer quando informações falsas forem usadas para comprometer a informação verdadeira.
Página Revista | Você pretende fortalecer o uso das redes sociais da Prefeitura? De que forma?
Márcia Manuela | Sim, claro. Vamos criar ainda mais humanização e proximidade, com uma comunicação criativa, interativa, relevante e transparente, com foco nas pessoas, para que as redes sociais sejam utilizadas como ferramentas de participação social e prestação de contas — algo que o prefeito já vem solicitando para que nosso cidadão tenha cada vez mais informações de qualidade.
Página Revista | Qual será sua postura diante da imprensa regional?
Márcia Manuela | Bem, como assessora de comunicação, busco ter uma postura pragmática e coesa, respeitando o papel da imprensa como canal legítimo entre a população e a administração pública, e estando sempre aberta para responder às solicitações dos veículos de imprensa e esclarecer a população. O prefeito Cícero Elizeu nos pede transparência, respeito e zelo com os munícipes e com os canais de comunicação.
Página Revista | Qual é o seu maior objetivo pessoal neste cargo?
Márcia Manuela | Exercer com integridade a função que me foi designada e desenvolver um trabalho que, além de contribuir para meu currículo profissional, me traga ainda mais crescimento como ser humano.
Página Revista | Que tipo de legado você gostaria de deixar como assessora de comunicação desta gestão?
Márcia Manuela | Não tenho essa resposta. A nova função me traz alguns desafios. Sou uma pessoa que reconhece as minhas limitações e entendo que legado é uma consequência que envolve tempo, dedicação, comprometimento, liderança, humildade, resiliência e muito trabalho. Estou me esforçando para entregar o melhor e contribuir com a gestão do prefeito Cícero Elizeu e seu legado.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!