Xique-xiquenses se reúnem para discutir Políticas Públicas de Proteção às Mulheres

Fotos: Markileide Oliveira.

Markileide Oliveira* | O evento ocorreu no dia 8 de março, data em que se comemora o dia internacional da mulher, data marcada por lutas e resistências a favor de uma política de equidade entre as pessoas que compõem a sociedade deste país. Mais do que nunca é chegada a hora de nos organizarmos enquanto classe, cobrarmos das autoridades políticas proteção às mulheres, é chegada a hora de dizer não, de dar um basta a todos os tipos de violências vivenciadas nos últimos tempos. Xiquexiquenses se reúnem enquanto sociedade, enquanto instituições representadas por figuras femininas para discutir políticas públicas municipais e regionais, estas que visam a prevenção da violência e a proteção contra as agressões, bem como pensar sobre num sistema de ajuda que promova a libertação do estado de opressão vivenciado por dezenas de mulheres não apenas no município, mas em todo o Estado Nacional.

O Projeto Escolas Culturais agradece a rede de proteção social - CREAS, CRAS I E II, CONSELHO TUTELAR pelo ótimo trabalho desenvolvido no município, a UNEB pela importante parceria e apoio, ao COLETIVO FEMINISTA pela importante inciativa desenvolvida na nossa sociedade, a AMUXX pela trajetória e perseverança de efetivar e delimitar espaços das mulheres dentro do município e sem dúvida a presença da SOCIEDADE CIVIL representada nas figuras de Dona Dadinha, Bia Poeta e Victória Leite, vale destacar presença da Diretora do Colégio Modelo Ednalva da Conceição Oliveira e sua equipe de professoras, funcionárias e alunas representando o SETOR EDUCACIONAL.

A reunião pública foi articulada a partir de um olhar sensível para os problemas sociais vivenciados pelos atores envolvidos no projeto, pensada em discussão com a assistente geral e a coordenação executiva, bem como a participação da Unidade Escolar e das Redes de Proteção, dessa forma delimitamos o tema que seria abordado. Pensando no dia 8 de março as discussões da reunião pautaram-se na “Violência contra as mulheres”.

Iniciamos as discussões com as apresentações culturais, nada melhor que a arte para nos fazer refletir. O texto poético “Eu cresci” foi apresentado através da performance de Bia poeta, com discurso forte, seguro e com a capacidade de se expressar através da arte ela mandou o recado para sociedade. A voz que ecoa através da poesia é de todas as mulheres que visam o fim da violência em todas as suas instâncias. Logo após, tivemos a interpretação da canção “Triste, louca ou má” interpretada por Victória Leite.

Durante a reunião, pontos muito importantes foram destacados para abordar os problemas, estes vêm sendo foco dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes que compõem a Rede Proteção o CREAS E CRAS I E II, bem como do Conselho Tutelar. Diante das abordagens percebemos que é preciso fortalecer o trabalho de rede, definir a malha e integrar outros atores que compõe a área de atuação. Neste sentido, no final da reunião foi proposto a criação de um Conselho de Proteção às Mulheres – CPM, este compostos pelas instituições envolvidas no evento marco, um Conselho em nível municipal e aprovado pela Câmera dos Vereadores, além disso citamos a  necessidade de criar espaços de discussões para elaboração de políticas públicas voltadas para proteção das mulheres, destes lugares de fala possam dá início a  uma luta para criação de uma delegacia regional da mulher e uma casa de amparo. Estas serão ações visadas para um trabalho de sustentabilidade da proposta debatida na reunião.

PUBLICIDADE

Portanto vale ressaltar, que o trabalho desenvolvido pelas Escolas Culturais visa exatamente este processo de atuação no setor social, a arte mais do que nunca é o caminho para a conscientização das novas gerações.

*Coordenadora Cultural. Projeto Escolas Culturais.