Polícia divulga balanço das ações durante a festa de aniversario de Xique-Xique

Foto reprodução.

A integração entre as instituições de segurança pública do Estado – 4ª Companhia do 7º Batalhão da Policia Militar, Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Cesa, Polícia Civil, entre outras entidades, ganhou destaque nos festejos em comemoração ao aniversário da cidade de Xique-Xique, neste final de semana. Em ação desde que oficialmente começou a festa na quinta-feira (13) – e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (17) – as forças de segurança pública atuaram com um efetivo de dezenas de policias – cerca de 40 agentes – no circuito central da festa, além de realizar patrulhamento tático-operacional no perímetro e vias que davam acesso ao local do evento.

Por meio de nota, as forças de segurança divulgaram um balanço das ações realizadas durantes os quatro dias do evento. As ações conjuntas proporcionaram segurança às pessoas que estiveram concentradas no local da festa e os foliões que se deslocaram até o evento. Os dados divulgados mostram tranquilidade absoluta da população, aproximadamente 10 mil pessoas por dia – segundo a Polícia Militar – nas comemorações do aniversário de 91 anos da cidade de Xique-Xique, onde não foi registrada nenhuma ocorrência de maior gravidade.

De acordo com os números apresentados, cerca de 600 pessoas foram abordadas no circuito do evento; registro de furto de 11 aparelhos celulares (em 2018 foram 78 casos); 32 pessoas foram conduzidas por vias de fato (brigas, empurrões, discussões…) ao Posto de Segurança Pública para as providências cabíveis; quatro registros de furto de carteiras de bolso, além de uma condução por uso de entorpecente e dois flagrantes por furto/roubo durante o evento.

De acordo com o major Carlos Maltez, comandante operacional da Caesa, o planejamento eficaz entre todos os órgãos de segurança pública, resulta em uma diminuição nos índices de ocorrências de violência atendidas, em geral associadas ao uso de bebida alcoólica, furtos e roubos e entorpecentes. “Uma ação eficiente das Forças, aliada a uma conscientização do folião, culmina em um evento mais seguro, onde as pessoas podem aproveitar os eventos festivos com mais tranquilidade” – destacou Maltez.

Os festejos em comemoração ao aniversário de 91 anos da cidade de Xique-Xique terminaram na madrugada desta segunda-feira (17).