Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Já dizia Heráclito: “Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio”. O filósofo acreditava que a mudança era inevitável. De fato, tudo muda, principalmente os dias. Diante disso, precisamos ter a compreensão de que o tempo não para. Hoje vivemos o presente; amanhã, este dia já será passado, e em relação a isso, nada podemos fazer.

Muitas pessoas comemoram a passagem do tempo, outras o amaldiçoam. Isso porque, às vezes, vivemos dias tão especiais, cheios de oportunidades, que se pudéssemos, não permitiríamos que os dias avançassem.

Nós, humanos, somos fortes candidatos a vivermos no passado. Rimos quando nos lembramos daqueles dias especiais, choramos quando nos damos conta que terminaram; irritamo-nos ao perceber que não aproveitamos tanto quando poderíamos aproveitar.

Precisamos ter maturidade para lidar com a passagem dos dias, compreendendo que, ainda que algumas coisas do nosso presente mudem, voltar ao passado é algo impossível. Sendo assim, temos duas opções: vivermos em eterno estado de nostalgia e lamentação, ou abrirmos os olhos para as oportunidades de construção do futuro que o presente nos oferece.

Um dos maiores problemas de olhar para trás, é a dificuldade de seguirmos em frente. O passado, quando permitimos, tem esse poder de nos fazer estagnar. Estabelecemos limites, criamos barreiras que impedem o nosso desenvolvimento e as nossas conquistas.

O futuro depende das decisões tomadas no presente. Hoje temos a oportunidade de repararmos os erros do passado e construirmos o futuro, mas não conseguiremos voltar ao passado.

“Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que o ontem já passou e o amanhã ainda não existe”, até porque: “Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio”.