Já lavou sua janela hoje?

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Alguns indivíduos são desprovidas de bom senso. Sem nenhum pudor, insistem em dar palpite na vida alheia. Quem não os conhece, parece até que são doutores nas mais diversificadas áreas. Sabem de tudo e têm o maior prazer em lhe dizer como conduzir a sua vida.  Impossível passarem despercebidos, pois por onde passam, deixam marcas da insensatez e hipocrisia, evidentes nas ações e palavras inoportunas.

Para esconder todos os defeitos e deficiências, foca na vida do outro. Afinal de contas, se você não quer que alguém olhe para você e veja todas as suas fragilidades, não há estratégia melhor que focar nos defeitos alheios, explorando-os das formas mais variadas possíveis. Quando enaltecemos os defeitos do outro, sem dúvidas, queremos a todo custo esconder os nossos próprios defeitos.

Conta-se que um casal se mudou para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupas!

O marido observou calado.

A cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passando um mês se surpreendeu ao ver lençóis brancos estendidos, e foi dizer ao marido: - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que uma outra vizinha lhe deu sabão? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente respondeu: - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela!

Infelizmente, quando de maneira imperceptível deixamos de olhar para nós mesmos, para nossas falhas, e passamos a focar na vida do outro, cobrimos a nossa visão de maneira que não conseguimos enxergar as qualidades daqueles que estão ao nosso redor.

Todos nós temos falhas, mas também temos qualidades. Enaltecer os pontos negativos dos outros não vai fazer desaparecer quem de fato somos.

Já lavou sua janela hoje?

Entenda, quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo. Então, nada melhor do que ter mente e coração abertos para enxergar e propagar aquilo que há de melhor no ser humano.