Alunos do Campus Irecê sagram-se campeões da 22ª Jornada Nacional de Foguetes

Prof. Erivelton à esquerda e alunos à direita recebendo as premiações.

Com alcance de 210,6 m, os discentes Rodrigo Alberto Sousa, Andjise Araújo e Werlys Oliveira, 3º ano do curso de Informática, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, foram campeões na 22ª Jornada Nacional de Foguetes.

A Jornada aconteceu no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 01 de novembro de 2019, na cidade de Barra do Piraí, e teve participação de 48 instituições de ensino de várias regiões do país.

A competição é integrada às atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) na qual participam alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Durante a Jornada os estudantes são avaliados em suas capacidades de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, cujo combustível é o gás carbônico proveniente da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

O coordenador local e professor de Física do Campus Irecê, Erivelton Façanha, fala da importância da conquista. “Foi a primeira vez que o IFBA Campus Irecê participou do evento e já obtivemos um excelente resultado. Esta olimpíada é de fundamental importância, pois, nela os alunos aplicam conhecimentos teóricos numa atividade prática. Nesse momento, o conteúdo de Física visto em sala de aula transforma-se num foguete que pode fazer um voo belíssimo, resultando em diversão e aprendizado” destaca o professor. “Certamente teremos uma equipe do IFBA Campus Irecê na mostra de foguetes do ano que vem. Nosso objetivo é melhorar o projeto desenvolvido este ano e obter um alcance ainda maior”, finaliza animado o docente.

Para Andjise “a Jornada de Foguetes lhes proporcionou de forma admirável uma ampliação de conceitos físicos passados anteriormente de forma teórica, não só despertando o interesse, mas também a criatividade na elaboração e execução de um projeto genuinamente próprio, capaz de ir cada vez mais longe”.

Werlys se diz “honrado em participar de um evento nacional no qual há interação entre o estudante e a ciência, como é o caso da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), e por ter conseguido o título de campeão”. “Agradeço às pessoas que puderam me proporcionar isso, e sinto-me alegre em saber que muitos alunos do IFBA poderão também participar deste evento em edições futuras", conclui o discente.

Rodrigo também fala da sua experiência em participar da 22ª Jornada de Foguetes. “Na minha concepção, foi um evento inspirador, que expôs uma nova perspectiva de aprendizagem, mostrando que o conhecimento, seja ele físico, químico ou astronômico, podem perfeitamente trabalhar em conjunto, e não estão presos a apenas suas ramificações teóricas”. “Toda a bagagem que adquiri com as palestras, oficinas e experimentações práticas, certamente, levarei para o futuro", finaliza.