24 de setembro de 2018

IBAMA faz vistorias em Xique-Xique e Gentio do Ouro

Imagem enviada por Daniel Reis, agente ambiental federal e coordenador do IBAMA em Xique-Xique.

Por falta de outorga atualizada, o Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP) teve sua bomba lacrada e a atividade de captação de água da ipueira suspensa. O parque foi autuado e multado em 10 mil reais.

 

De 17 a 22/9, uma equipe de fiscalização, composta por agentes federais da superintendência do IBAMA/BA, em parceria com o Ministério Público/BA (MP) realizou vistorias em propriedades rurais e cerâmicas nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro/BA, com o intuito de coibir ilícitos ambientais. Ao todo, foram R$77.379,00 em multas aplicadas.

 

Durante as vistorias, foram detectados ilícitos como armazenamento ilegal de lenha, desmatamentos, capitação irregular de água da ipueira, e extração de areia e pedra sem autorização. Fazendo-se cumprir a lei, foram lavrados autos de infração em face das irregularidades encontradas, bem como embargos de área e apreensão de material lenhoso.

 

Por falta de outorga atualizada, o Parque Aquático Ponta das Pedras – PAPP, em Xique-Xique/BA foi autuado e multado em 10 mil reais por captar água da ipueira sem autorização. “O parque teve sua bomba lacrada e a atividade de captação embargada”, explica Daniel Reis Dantas, agente ambiental federal e coordenador do IBAMA em Xique-Xique.

 

A operação é parte do Plano de Ação de Recuperação da Lagoa de Itaparica. Nessa semana, as ações serão voltadas para o resgate de peixes nas lagoas marginais, e tem como coordenadora da emergência ambiental do IBAMA, Ana Cacilda Reis.

 

Resumo do relatório:

 

08 alvarás lavrados; 77.379,00 em multas aplicadas; 07 embargos de atividades e de áreas; Vistoria em área de extração de areia, com procedimento já iniciado pelo OEMA; Paralisação de atividade de extração de pedra onde trabalhavam dezenas de pessoas de forma irregular; 01 apreensão/depósito de material lenhoso; 07 cerâmicas vistoriadas; 10 propriedades rurais vistoriadas; 03 autos de infração pendentes por ausência de dados, com conclusão prevista até a próxima semana.